domingo, 23 de dezembro de 2012

REBOCADOR “DOM LUIZ” DO PORTO DE LISBOA


O rebocador DOM LUIZ embandeirado em arco junto da Torre de Belém em dia festivo.

O rebocador DOM LUIZ no estuário do Tejo. / Photo taken by Mr. Chris Morgan - copyright /.

Os rebocadores DOM LUIZ e FOZ DO LIMA assistindo o paquete italiano RAFFAELLO na acostagem à Gare Maritima de Alcantara em fins da década de 60.

 
O rebocador DOM LUIZ prestando assistência ao navio escola e porta-helicópteros da Armada Francesa JEANNE D'ARC no porto de Lisboa na década de 60.  

DOM LUIZ – Rebocador de alto mar/ imo 5091779/ 43,6m/ boca 10,3/ calado 04,01m/ 594tb/ DWT 800/ 1 motor diesel electrico 1.875hp/ 1 hélice/ 1 leme/ 2 baleeiras/ 1 radar/ 14 tripulantes; 07/11/1943 lançado à água como rebocador salvadego denominado ATR-100, da classe Sotoyomo auxiliary fleet tug, pelo estaleiro Levingston Shipbuilding Co., Orange, Texas; 04/1944 entregue pelo estaleiro Gulfport Boilers & Welding Works, Port Arthur, Texas, à US Navy; 12/04/1944 entrou ao serviço da Navy como rebocador auxiliar de esquadra ATA-173; _/__/____ abatido ao efectivo e cancelado o registo naval; 1949 DOM LUIZ, AGPL -Administração Geral do Porto de Lisboa, que o colocou no serviço portuário, se bem que sempre pronto para actuar em assistência em alto-mar; década de 70 foi fretado pela APDL para assistência às manobras dos petroleiros no terminal de petroleiros do porto de Leixões; 1975 ALPERTUCHO, Rebosado – Rebocadores Fluviais do Sado Lda., Setúbal, tendo operado no tráfego de rebocagem local; 1993 abatido ao efectivo e vendido a sucateiros de Setúbal para desmantelamento.
Fontes: Navsource, Auxiliary Fleet Tug, Miramar Ship Index, Nuno Bartolomeu.
Imagens: Autor desconhecido – gentilmente transmitidas por Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro

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1 comentário:

Anónimo disse...

O navio tinha dois motores Diesel (geradores de corrente contínua) da marca GM que alimentavam um motor eléctrico de CC de propulsão.