O rebocador DOM LUIZ embandeirado em arco junto da Torre de Belém em dia festivo.
O rebocador DOM LUIZ no estuário do Tejo. / Photo taken by Mr. Chris Morgan - copyright /.
Os rebocadores DOM LUIZ e FOZ DO LIMA assistindo o paquete italiano RAFFAELLO na acostagem à Gare Maritima de Alcantara em fins da década de 60.
O rebocador DOM LUIZ prestando assistência ao navio escola e porta-helicópteros da Armada Francesa JEANNE D'ARC no porto de Lisboa na década de 60.
DOM LUIZ – Rebocador de alto mar/ imo
5091779/ 43,6m/ boca 10,3/ calado 04,01m/ 594tb/ DWT 800/ 1 motor diesel
electrico 1.875hp/ 1 hélice/ 1 leme/ 2 baleeiras/ 1 radar/ 14 tripulantes;
07/11/1943 lançado à água como rebocador salvadego denominado ATR-100, da
classe Sotoyomo auxiliary fleet tug, pelo estaleiro Levingston Shipbuilding
Co., Orange, Texas; 04/1944 entregue pelo estaleiro Gulfport Boilers &
Welding Works, Port Arthur, Texas, à US Navy; 12/04/1944 entrou ao serviço da
Navy como rebocador auxiliar de esquadra ATA-173; _/__/____ abatido ao efectivo
e cancelado o registo naval; 1949 DOM LUIZ, AGPL -Administração Geral do Porto
de Lisboa, que o colocou no serviço portuário, se bem que sempre pronto para
actuar em assistência em alto-mar; década de 70 foi fretado pela APDL para
assistência às manobras dos petroleiros no terminal de petroleiros do porto de
Leixões; 1975 ALPERTUCHO, Rebosado – Rebocadores Fluviais do Sado Lda.,
Setúbal, tendo operado no tráfego de rebocagem local; 1993 abatido ao efectivo
e vendido a sucateiros de Setúbal para desmantelamento.
Fontes: Navsource, Auxiliary Fleet Tug, Miramar Ship Index,
Nuno Bartolomeu.
Imagens: Autor desconhecido – gentilmente transmitidas
por Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro
ATENÇÃO: Se
houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue,
deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que
será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação
da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION.
If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos
posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but
will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the
continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.
1 comentário:
O navio tinha dois motores Diesel (geradores de corrente contínua) da marca GM que alimentavam um motor eléctrico de CC de propulsão.
Enviar um comentário