segunda-feira, 29 de abril de 2013

UM NAVIO CHEIO DE AZARES





Navio-motor Polaco DZIERZYNSKI/ imo 5611420/ 170m/ 12.636tb/ 2 hélices/ 17,5 nós; 30/12/1939 lançado á água pelo estaleiro Burmeister and Wain Maskin and Skibsbygerri, Capenhaga, como ADELAIDE STAR (1) por encomenda da Blue Star Line, Ltd, Londres, e entretanto tomado pelos Alemães; 06/11/1940 entregue pelo mesmo estaleiro como SEEBURG e disponibilizado à companhia Hamburg America Line, Hamburgo, tendo sido empregue como navio depósito para submarinos; 19/11/1940 quando se encontrava em Gotenhafen (actual Gdynia) utilizado como navio de apoio a submarinos e de prática de tiro ao alvo da 27ª flotilha de submarinos, a 02/12/1944 foi torpedeado pelo lancha torpedeira Soviética SC407N ao largo de Heistevnes, golfo de Danzig; 1952 posto a flutuar pelos Polacos, que o vararam numa praia de Gdynia; 1955 reparado pelos estaleiros de Gdynia e entregue à Polish Ocean Lines, que o rebaptizou de DZIERZYNSKI, e passou a operar no serviço do Extremo Oriente; 16/09/1963 enquanto em rota de Xangai, Antuérpia e Gdynia colidiu com o vapor Grego FOULI, 1948/ 56m/ 692tb, ao largo de Ouessant; Arribou a Brest para vistoria e reparações provisórias; À sua chegada a Flushing, foram realizadas novas reparações e uma válvula com defeito reparada também; Em Antuérpia o DZIERZYNSKI embateu no molhe de Badouin lock, o que causou que a válvula colapsasse e a casa das máquinas ficasse inundada, tendo sido de seguida encalhado em Lillo, e na maré vazante novo acidente surgiu na porão nº 1; 01/10/1963 foi posto de novo a flutuar e rebocado para Liefenshoek, onde encalhou novamente junto da bóia nº 92, tendo-se alquebrado em duas metades, e ficou condenado e as duas partes foram levadas para Antuérpia para demolição. Triste sorte do navio-motor DZIERZYNSKI, que em 1955 escalava Leixões.
Fontes: Blue Star on the Web, Miramar Ship Index.
Imagem: Photo purchased in the 60’s together with a substantial lot of ship’s photos from © A. Duncan, Gravesend, Kent – my collection.
Rui Amaro

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

Sem comentários: