PORTO/NEWPORT
Hoje, 26/12/1900, às 09h00, principiamos a desamarrar com a ajuda do piloto da barra, e às 16h00, achando-se o navio em franquia veio o rebocador GALGO, e seguimos rio abaixo. Às 17h00 saímos a barra e às 17h30 largamos o cabo de reboque. Às 18h00 marcamos o farol da Senhora da Luz no rumo de SSE na distância calculada de 6 milhas, sendo a variação NO 20º.
28/12/1900 – Navegamos esta singradura como acima mostro, com o tempo enlubrinado e chuva. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
31/12/1900 – Navegamos esta singradura de capa e mar muito alto do NO e aguaceiros. Às 20h00 começou a atmosfera a limpar. Sem mais novidade – São Silvestre nos ajude. Fim do Ano que não vai com saudades.
01/01/1901 – Navegamos esta singradura como acima mostro, horizonte e atmosfera enevoada. Sem mais novidade. Deus principie o ano com melhor cara do que o outro que passou – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
04/01/1901 – Navegamos esta singradura como acima mostro, horizonte e atmosfera clara. Às 23h00 avistamos a terra do N, a ponta do Limay, costa do Norte na distância de 15 milhas. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
05/01/1901 – Navegamos esta singradura, praticamente pelos faróis. Às 17h00 o farol de Lundy a E4SE, distância 20 milhas. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
06/01/1901 – Navegamos praticamente pelos faróis. Às 16h00 começou o vento a ser mais e à 20h00 corremos para o Cabo Hartland para estarmos ao abrigo de terra. A barca Portuguesa ASIA à vista. – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
09/01/1901 – Navegamos esta singradura regular. Às 17h00 vento duro e mar regular.
Às 18h00 demorava o farol do Norte da ilha de Lundy ao SSE na distância de 20 milhas. Barómetro baixo e continua a baixar. Às 24h00 enxofria do tempo e a atmosfera escura, caindo neve de foleca.
10/01/1901 – Navegamos com muito mau tempo de S ou SO que nos obrigou a estar só com a vela de estai e gávea baixa. Às 16h00 abonançou e o barómetro começou a subir, pelo que largamos a gávea e o traquete e navegamos a SE4E, demandando a ilha de Lundy.
11/01/1901 – Navegamos praticamente com os faróis à vista. Atmosfera encoberta muito carregada do SE a SSO. Às 22h00 tomamos o rebocador a E da ilha de Lundy na distancia de 12 milhas. Sem mais novidade.
12/01/1901 – Às 11h00 demos fundo na doca de Newport.
Termo da derrota:
Declaro que este Diário foi feito a bordo da barca LEONOR de meu comando por Francisco de Oliveira Alegre – Newport, 13 de Janeiro de 1901. Assina Balthazar Alves da Conceição (capitão).
Visto Consular:
Visto: Vice-Consulado de Portugal em Newport, 27 de Fevereiro de 1901. Assina B. C. Amaral (Vice-cônsul).
NEWPORT/BELÉM DO PARÁ
Hoje, 09/03/1901, às 09h30, principiamos a desamarrar com a ajuda do prático, e à 10h00 saímos da Doca Alexandra, e seguimos para a barra a reboque do vapor VICTORIA, e às 14h00 largamos o cabo de reboque e mareamos com todo o pano com vento SO bonançoso em frente de Nash Point e às 18h00 demos fundo por causa da enchente ficando o navio a NO SE com Nash Point em 14 braças de água e conservamo-nos fundeados.
11/03/1901, suspendemos por calar o vento forte de O e o barómetro a descer com rapidez, mareamos em gáveas baixas. Às 18h00 fomos dar fundo em 5 braças de água com o ferro de EB ficando com 45 braças de amarra demos fundo às 22h30 diante de Barry Dock e conservamo-nos fundeados.
13/03/1901, às 11h00, estando vento de E, bonançoso, principiamos a suspender e às 13h00 mareamos com todo o pano seguindo rumo de O4SO. Muitos navios, tanto de vela como a vapor seguem o mesmo rumo. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
19/03/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte claro e atmosfera de leves aguaceiros. O capitão está bastante doente. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos dê boa viagem.
22/03/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera clara. O capitão melhorou. Uma galera no nosso rumo e passaram dois vapores, um para N e outro para O. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos dê boa viagem.
28/03/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera carregada. Às 21h00 passou a nosso barlavento a barca Francesa MAC MAHON, que seguia o nosso rumo. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
17/04/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera clara. O capitão um pouco melhor. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos dê boa viagem.
21/04/1901 – Navegamos como acima mostro. Às 02h00 avistamos terra e às 05h00 o farol das Salinas ao SSO. Às 07h00 tomamos o prático e às 10h00 demos fundo em frente de Marapanin em 16 braças de fundo com o ferro de EB com 45 braças de amarra e conservamo-nos fundeados.
22/04/1901 – Às 15h00 suspendemos, e fomos navegando com marés de enchente sob as indicações do piloto prático.
25/04/1901 – Às 16h00 demos fundo diante da cidade de Belém do Pará, e recebemos as visitas da Saúde e da Alfândega, e assim fecho a minha derrota.
Termo da derrota:
Declaro que estas derrotas foram feitas pelo praticante Francisco de Oliveira Alegre, a bordo da barca Portuguesa LEONOR do meu comando. Belém do Pará, 25 de Abril de 1901. Assina Balthazar Alves da Conceição (capitão).
Visto Consular:
Visto: Pagou a quantia de mil duzentos reis fortes segundo o nº 73 da tabela de emolumentos. Lançado no livro de receita sob o nº 1196 – Consulado de Portugal no Pará, 5 de Junho de 1901 – Assinatura do Cônsul sob estampilhas fiscais.
BELÉM DO PARÁ / PORTO
Derrota, que com o poder de Deus pretendo fazer deste porto do Pará para a cidade do Porto no sobredito navio de que é capitão Balthazar Alves da Conceição; piloto Constantino de Azevedo e Cunha; contramestre Manuel Ballasco, cujo navio leva 16 pessoas de equipagem, demandando 11 pés de água, em lastro de madeira e areia.
Hoje, 08/06/1901, às 15h00, principiamos a suspender sob o comando do piloto prático, e à 16h30 o rebocador LOBO pegou e conduziu-nos para a barra. Às 18h00 largamos o cabo de reboque, diante de Mosqueiro e mareamos com todo o pano, vento de ENE bonançoso, navegando com as marés de vazante até darmos fundo no Itaipu.
10/06/1901 – Às 11h00 largamos o prático e conservamo-nos fundeados.
12/06/1901 – Às 03h00 suspendemos do Itaipu, e às 04h00 mareamos com todo o pano com vento de E ao rumo N4NE, como adiante se vê. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos dê um vento favorável e boa viagem.
30/06/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera clara. Às 07h00 um vapor navega para ONO. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
06/07/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera empualhada. Às 24h00 passaram ao rumo de NO um lugre e uma chalupa. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
07/07/1901 – Navegamos esta singradura como acima mostro. Horizonte e atmosfera clara. Às 16h00 uma barca navega para O, e às 23h00 uma outra barca ruma para E. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
Modelo da barca LAURA, na qual se julga ter-se passado o episódio do qual foi protagonista o tio-avô do autor do texto, o praticante a piloto náutico Francisco de Oliveira Alegre (Maraje) e modelado pelo seu sobrinho Américo Fernandes Amaro. /imagem de F. Cabral /.
13/07/1901 – Navegamos como acima mostro. Nevoeiro muito cerrado, Passaram muitos vapores em várias rotas. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
14/07/1901 – Navegamos como acima mostro. Às 16h00 avistamos terra, a praia do Mindelo, pelo que demos a popa em direcção à barra da cidade do Porto, e às 18h00 fundeamos em 9 braças a E4NEdo farol da Sra. da Luz, subindo a bordo o piloto da barra e conservamo-nos fundeados.
19/07/1901 – Suspendemos e entramos no porto de Leixões.
Termo da derrota:
Atesto em como este diário foi feito a bordo da barca Portuguesa LEONOR, de meu comando. Bordo, 24 de Julho de 1901. Assina Balthazar Alves da Conceição (capitão).
Visto da Autoridade Marítima.
Visto Capitania do Porto – 25 de Julho de 1901. Assina J.N. (Adjunto servindo de capitão do porto).
(continua)
Rui Amaro
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