quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PRATICANTE A PILOTO NÁUTICO NOMEADO CAPITÃO INTERINO (Parte lV)


EXCERTOS DO DIÁRIO NÁUTICO DA BARCA “AMÉRICA”


A barca AMÉRICA encalhada junto da capela de São Pedro da Afurada, Gaia, devido a ter sido levada rio abaixo na grande cheia do rio Douro de 1909 / postal ilustrado da cheia /.

PORTO / NEWPORT
Derrota que com o favor de Deus pretendo fazer deste porto da cidade do Porto para o de Newport a bordo da barca AMÉRICA de que é capitão José Ançã; piloto António Pinto da Costa; contramestre António Moura dos Santos, cujo navio leva 14 pessoas de equipagem, demandando 17 pés de água e carregado de toros de pinheiros.
Hoje, 02/10/1901, às 13h00, principiamos a desamarrar com a ajuda do prático da barra, e às 16h00 achando-se o navio em franquia pegamos o cabo de reboque do vapor VELOZ, o qual nos rebocou para fora da barra e ás 19h00 largamos o mesmo. E mareamos com todo o pano sob vento de NNE bonançoso e às 20h00 marcamos o farol da Sra. da Luz ao rumo E4SE na distancia arbitrada de 10 milhas sendo a variação 20 NO.


O vapor VELOZ conduz a barca BELLA FORMIGOSA, que regressa ao Porto a 12/08/1900, procedente de Pensacola, Florida, após uma passagem de 44 dias / foto de autor desconhecido /.

04/10/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera de nuvens soltas dando alguma chuva. Avistaram-se alguns navios navegando para SO. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
10/10/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte de aguaceiros e atmosfera de nuvens soltas. Uma galera de quatro mastros à vista. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.



Diário náutico da barca NANNY

14/10/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte de aguaceiros. Atmosfera carregada. Avistaram-se 3 navios por nosso sotavento. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
16/10/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera escura. Das 19h00 em diante principiaram a aparecer muitos faróis de barcos de pesca e à 22h00 pedimos a longitude a um lugre russo, o qual nos deu 09.29gr. Sem mais novidade - O Coração de Jesus nos leve a salvo.
18/10/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera encarriçada. Às 16h00 avistamos a ilha de Lundy e às 24h00 marcamos a ponta Norte da ilha a ENE. Sem mais novidade – O Coração de Jesus nos leve a salvo.
19/10/1901 – Às 03h00 recebemos o cabo de reboque do vapor CONQUEROR e às 13H00 demos fundo diante de Cardiff. Às 20h00 suspendemos, seguindo para Newport onde entramos na doca Alexandre às 23h00, tendo sido visitados pelas autoridades portuárias, e assim fecho a minha derrota.
Visto Consular:
Visto. Vice-consulado de Portugal em Newport, 15 de Novembro de 1901. B.C. Amaral, Vice-cônsul.
NEWPORT / PORTO
Derrota que com o poder de Deus pretendo fazer deste porto de Newport para o da cidade do Porto no sobredito navio, de que é capitão José Ançã; piloto António Pinto da Costa; contramestre António Moura dos Santos, cujo navio se compõe de 14 pessoas, e vai carregado de carvão e não sobrecarregado, demandando 19 pés de água.
Hoje, 15/11/1901, achando-se a barca AMÉRICA na doca Velha, bem estanque de quilha e borda, bem aparelhada, equipada e munida de tudo quanto é preciso para empreender qualquer viagem. Às 21h00 veio o vapor de reboque, que nos rebocou para fora da doca, e seguimos a reboque até à ilha Lundy.
16/11/1901 – Às 10h00 largamos o cabo de reboque e mareamos com todo o pano com vento de SE bonançoso e mar bom e prosseguimos para o nosso destino. Às 11h00 marcamos a ponta do Norte da ilha de Lundy ao rumo de NE4E em distancia arbitrada de 10 milhas, e fiz o meu ponto de partida.
Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera enevoada. Passaram diversos vapores para E e para O. Sem mais novidade - O Coração de Jesus nos leve a salvo.


Porto comercial da cidade do Porto, cerca do ano de 1900 / foto de autor desconhecido /.

19/11/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera encoberta. Três navios à vista, uma galera, uma barca e um lugre, todos para E. Sem mais novidade - O Coração de Jesus nos leve a salvo.
21/11/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera clara. Uma galera à vista. Sem mais novidade - O Coração de Jesus nos leve a salvo.
24/11/1901 – Navegamos como acima mostro. Horizonte e atmosfera clara. Às 05h00 avistamos o farol da Sra. da Luz ao rumo de SE magnético na distância arbitrada de 6 milhas e às 22h00 recebemos o piloto prático. Sem mais novidade - O Coração de Jesus nos leve a salvo.
25/11/1901 – Às 11h00 o rebocador VELOZ pegou à proa, e seguimos para a barra da cidade do Porto, entrando às 14h00, e recebemos a competente visita da autoridade sanitária e aduaneira e assim fecho a minha derrota, que na Graça do Coração de Jesus me correu bem.
Termo da derrota: Declaro que estas derrotas foram feitas pelo praticante Francisco de Oliveira Alegre a bordo da barca AMÉRICA. Porto, 26 de Novembro de 1901. Assina José Ançã (capitão).
Visto da Autoridade Marítima:
Capitania do porto do Porto, 20 de Novembro de 1901. Assina J.N. (Adjunto servindo de capitão do porto).
Rui Amaro



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