Um BlueFu fundeado algures num porto do Extremo Oriente – cartão postal de arte da Blue Funnel Line, Liverpool.
Pois é tudo muito bonito e eficiente, mas pena é, apesar de se ter modernizado e aberto ao mundo, ainda prevalecer naquele pais, parcos salários para os corajosos e produtivos trabalhadores Chineses, além de opressão, atentados aos direitos humanos e ao ambiente, interferência na liberdade de imprensa, existência de contrafacções, falta de segurança em certos locais de laboração, e ai é que faz falta umas poucas de “ASAES”, e por aí fora, apesar da China se ter tornado uma das maiores economias do mundo, portanto não há razão de assim continuar, e quem paga a factura são todos aqueles países que não podem competir salarialmente e economicamente com aquela poderosa nação do Extremo Oriente, e que se “agacham” a todas as suas exigências. Veja-se o caso do Dalai Lama, que quando visita qualquer país, o governo da “Populucha China” insurge-se logo, quase como “o quero, posso e mando” e aceita-se-lhe todas as exigência, e aqui em Portugal, segundo consta, os comerciantes das “lojas dos Chineses”, que são pessoas muito simpáticas e muito activas, mas que durante alguns anos não pagam impostos, e segundo rumores, quando termina o prazo de isenção, há que passar a loja para um familiar ou um compatriota para continuarem isentos, ao passo que a loja vizinha de um qualquer comerciante Português é obrigada a pagar impostos no duro.
Aconteceu que o BlueFu ATREUS meteu piloto e com este subiram a bordo alguns indivíduos, que supostamente faziam parte da classe dos zelosos “famigerados e facciosos guarda-vermelhos”, e o navio tomou o rumo do porto de Xangai, e como usualmente o fazia em qualquer porto, a sonda ia a funcionar e o praticante a oficial, ia anotando e informando a ponte dos respectivos valores. Note-se que os oficiais da Blue Funnel Line/Alfred Holt & Co, salvo raras excepções eram formados pela própria escola náutica da companhia, a AULIS, e além de um ou outro navio navegarem como navios-escola, o ATREUS também tinha no seu lotamento alguns praticantes.
http://www.bluefunnel.myzen.co.uk/bluefunnel/atreus/atreus.htm
http://www.lsinclair.btinternet.co.uk/atreus.htm
Tudo foi correndo de feição até à conclusão da acostagem, altura em que os ditos indivíduos deram voz de detenção ao comandante e ainda ao 1º engenheiro de máquinas, que por acaso ia na ponte de comando, tendo os mesmos sido levados para as instalações da policia, tendo ficado detidos, e parece que o navio chegou a ficar confiscado, e tudo isso por considerarem as sondagens realizadas como uma acção de espionagem. Está claro que houve imediata reacção do governo Britânico, através do seu embaixador em Pequim, e o caso começou a ser noticiado na comunicação social.
PELEUS navio de carga e passageiros – cartão postal de arte - Blue Funnel Line, Liverpool.
Completada as operações comerciais e libertado, o ATREUS zarpou apressadamente para o porto de Hong Kong, conduzido pelo imediato e 2º engenheiro de máquinas, que naquela colónia Britânica relataram o sucedido às autoridades e comunicação social, e ficaram a aguardar a soltura dos seus dois oficiais superiores, que entretanto foram libertados, e enviados para aquela colónia Britânica, onde retomaram as suas funções. Em face daquele incidente os navios Ingleses deixaram de escalar portos da China Maoísta.
Os BlueFu que começaram a escalar Leixões com muita regularidade na rota “homeward”, quinzenalmente, desde finais dos anos 50, tendo sido o DEMODUCUS um dos primeiros a fazê-lo. A partir da década de 60, por vezes juntavam-se dois, e uma certa ocasião foram mesmo quatro navios no mesmo dia, pelo que eu e dois colegas não tivemos mãos a medir. Esses navios, e os das aparentadas companhias Glen & Shire Line, de Glasgow, e NSM Oceaan, de Amesterdão, do grupo Ocean.
Esses navios nas suas escalas em Leixões (Lisboa escalavam muito raramente) descarregavam CKD (caixas com elementos de veículos da marca TOYOTA para montagem pela firma Salvador Caetano), além de mercadoria diversa, tal como borracha virgem enfardada para a Mabor, Fapobol, Firestone e ainda máquinas de escrever, fotográficas, filmar, televisores, vídeos e cassetes, louças orientais, brinquedos diversos, tecidos, vestuário, calçado desportivo, bambú, amianto, maquinaria industrial, chá, e o não acabar de produtos orientais. Mercadorias essas carregadas em Tokyo, Yokohama, Kawasaki, Moji, Nagoya, Osaka, Shimizu, Kobe, Kyoto (Japão); Pusan (Coreia do Sul); Xangai (China); Hong Kong/Macau; Taipei, Keelung, Kaohsiung (Taiwan); Manila, Cebu (Filipinas); Banguecoque (Tailândia); Singapura; Penang, Port Swettenham/Kelang, Malaca (Malasia), Colombo (Ceilão), e mercadoria variada baldeada de portos secundários, e a sua estadia em Leixões ia de um a quatro dias.
Os navios da Blue Funnel Line e da Glen Line na derrrota “outward” largavam usualmente de Liverpool/Glasgow, e os da NSM Oceaan de Amesterdão para o Extremo Oriente via Canal de Suez e na “homeward” regressavam pelo mesmo canal, escalando Aden para bancas, ou pelo canal do Panamá via Honolulu, escalando Curaçau para o mesmo fim, e eram viagens de cerca de três meses.
Durante o período do bloqueio do canal de Suez em 1967, devido ao conflito Israelo/Arabe, os navios passaram a realizar a rota do Cabo da Boa Esperança, escalando Durban para bancas. O canal somente foi aberto em 1975, altura em que os BlueFu AGAPENOR e MELAMPUS, que ficaram retidos no Bytter Lake completamente carregados, juntamente com navios de outras nacionalidades, foram libertados e acabaram por regressar à Europa. As suas tripulações eram revezadas de tempos a tempos e faziam navegar os navios no referido lago para as máquinas não engrenarem.
ASCANIUS em Leixões finais da década de 60 – Foto Rui Amaro
Também em finais da década de 60, devido à greve prolongada dos estivadores dos portos Britânicos, o ASCANIUS veio de Liverpool descarregar e abandonar cerca de 10.000 toneladas de carga, que mais tarde foi transportada para Liverpool em dois navios de outros armadores Ingleses, que se deslocaram a Leixões propositadamente, por conta dos respectivos importadores, tendo o ASCANIUS descarregado também pequenas partidas de carga destinadas a Leixões. O ASCANIUS regressou a Birkenhead, no Mersey, em lastro.
Algumas séries de navios construídos na década de 50 possuíam acomodações para 12, 18 e 35 passageiros, contudo com o incremento da aviação comercial as mesmas foram desactivadas, contudo já mais recentemente haviam dois paquetes destinados a outros tráfegos.
A companhia, que foi fundada em 1852, chegou a armar na sua enormíssima frota três navios-tanque (VLCC), TITAN, 1972/75, 332m/113.551tb; TANTALUS, 1972/84, 327m/120.787tb; TROILUS, 1974/75, 331m/141.284tb, tendo dois deles já acostado ao Posto A do Terminal de Petroleiros de Leixões.
PROTESILAUS em manobras de atracação em Leixões finais da década de 60 – Foto de Rui Amaro
Com a reabertura do canal de Suez em 1975 as quatro principais transportadoras de/para Extremo Oriente, Blue Funnel Line, NSM Oceaan, Glen Line e Ben Line, formaram o serviço convencional denominado BenOcean, utilizando navios da The Ben Line Steamers Ltd., de Leith, e continuaram a escalar Leixões com muita regularidade, agenciados à Casa Garland, Laidley até ao desenvolvimento da contentorização, se bem que ambos os grupos Ocean e Ben Line, já de há muito tempo operavam porta-contentores transoceânicos, nomeadamente no tráfego com o Extremo Oriente e a Austrália.
Navio-tanque TANTALUS / postal da Ocean Transport & Trading Limited, Londres /.
Parte da tripulação era Chinesa, nomeadamente marinheiros, azeitadores, copeiros e criados, e cheguei a trazer de bordo cartilhas vermelhas de Mao-Tsé-Tung que eles me deram, para pessoas amigas. Era um enorme risco, mas sempre correu bem!
http://www.theshipslist.com/ships/lines/bluefunnel.html
http://www.theshipslist.com/ships/lines/glen.htm
http://iancoombe.tripod.com/id25.html
http://www.merchantnavyofficers.com/bfhist2.html
Fontes: Memórias e Blue Funnel Line/ Grupo Ocean.
Rui Amaro
1 comentário:
Caro Amigo:
O caso que nos relata mostra que, mesmo aquando da acostagem de um navio, a revolução deve estar vigilante. Hilariante, o caso que nos conta hoje!
Enviar um comentário