Trafego fluvial /Armandio Serôdio e Horácio Novais - brochora CML /.
Cais da Ribeira Nova, porto de Lisboa, 1955. Entre várias embarcações distingue-se o batelão COSTA NOVA, ainda com mastro e paus de carga / autor desconhecido - foto amavelmente cedida por Nuno Bartolomeu, Almada /.
Transbordadores vulgo Cacilheiros cruzando o estuário do Tejo em 07/1975 / autor Rui Amaro /.
Transbordadores vulgo Cacilheiros cruzando o estuário do Tejo em 07/1975 / autor Rui Amaro /.
Doca da Rocha 1958 - distingue-se um navio da Wilhelm Wilhelmsen, Kragero, e os rebocadores Dom Luiz, Cabo Raso e Cabo de Sines, além cábrea ANTÓNIO AUGUSTO DE AGUIAR / Autor desconhecido - foto cedida por Nuno Bartolomeu, Almada
/.
/.
Graneleiro RIO ZAMBEZE em operações de descarga no Mar da Palha, Porto de Lisboa, 1981 / autor desconhecido - foto gentilmente cedida por Nuno Bartolomeu, Almada /.
CORRIENTES – navio de passageiros e carga, imo /149,8 m/ 12.053gt/ 17 nós/ 1.634 passageiros/ 192 tripulantes; 07/02/1942 lançado á agua pela Tacoma Shipbuilding Corporation, Tacoma, como MORMACMAIL para Moore McCormack Lines, EUA; 03/1942 entrtegue por Willarnette Iron & Steel como porta-aviões de esolta para a US Navy como AVG-6, classe Bogue, 1943 transferido para a Royal Navy como HMS TRACKER – D24; 1948 comprado pelo Rio de La Plata SA de Navegación de Ultramar (Dodero), Buenos Aires, e rebaptizado de CORRIENTES, juntamente com sua irmão gémeo SALTA; 1955 CORRIENTES, Flota Argentina de Navegación de Ultramar (Fanu); 24/03/1961 CORRIENTES, ELMA - Empresa Lineas Maritimas Argentina SA, Buenos Aires; 1964/01/08 arribou a Lisboa, devido a sérios danos nos motores; 1964 chegou Antuérpia para desmantelamento.
Os dois gémeos CORRIENTES e SALTA escalavam o movimentdos porto de Lisboa com muita regularidade.
O paquete CORRIENTES no porto de Lisboa / F. Cabral, Porto /.
YAPEYÚ – navio de passageiros e carga YAPEIÚ, 158,57m / 11.540tb / 753 passageiros / 165 tripulantes; 1951 entregue por NV C. van der Giessen & Schepswerven Zonen, Krimpen, â Flota Argentina de Navegación de Ultramar (Fanu), 24/03/1961 YAPEIÚ, ELMA - Empresa Lineas Maritimas Argentina SA; 1968 PETREL, Transportes Oceanicos SA, Buenos Aires, convertido em transportador de gado por Samyn, Buenos Aires, 1973 PETREL, Transagro SA Naviera Agro Pecuaria – Claussen, Dinamarca, 1974 CREMONA, Cormoran SA, Singapura, 1976 mesmo proprietário, rebaptizado de IRAN CREMONA; 1980 chegou Kaohsiung para desmatelamento.
2 comentários:
A verdade é que é muito semelhante ao antigo porto de Buenos Aires é uma cidade que eu espero encontrar em algum ponto eu acho que temos que ser capazes de atender a essas cidades, eu espero encontrar um Apartamentos em buenos aires
Minha mãe disse que veio para o Brasil no currientes em 1958.
Enviar um comentário