O CABO ESPICHEL w o CABO DA ROCA na doca da Rocha em 1991 // Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /
Perfil dos rebocadores CABO DA ROCA e CABO ESPICHEL / Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /
O CABO DA ROCA em pleno estuário do Tejo em dia festivo de 1991 /Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /
O CABO DA ROCA navegando no estuário do Sado em 1999, já com as cores da empresa Rebosado da praça de Setúbal / autor desconhecido - imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /
CABO DA ROCA (2) – rebocador portuário e
costeiro / imo 7234894/ 28,22m/ 194tb/ 2xdiesel Mak3M282/ sistema Voith
Schneider Propeller (VST)/ 2.500hp/ 12,5nós/ tracção 28tons; 01/1973 entregue
pela estaleiro Soc. Argibay de
Construções Navais Lda, Alverca, à AGPL –
Administração Geral do Porto de Lisboa, Lisboa, que o empregou no serviço de
assistência às manobras de navios e salvamento marítimo; 1987 APL –
Administração do Porto de Lisboa, Lisboa; 1991 amarrou para venda; 1991 CABO DA
ROCA, Reboques do Sado., Lda, Setúbal, que o empregou no tráfego de assistência
a navios no estuário do Sado; 2013 continua no serviço efectivo no porto de
Setúbal.
O CABO ESPICHEL promto aser lançado à água em 1973 / Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /
O CABO ESPICHEL em provas de mar no estuário do Tejo em 1973 / Autor desconhecido - Imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /
O CABO ESPICHEL navegando no estuário do Tejo em 1986 / autor desconhecido - imagem gentilmente enviada por Nuno Bartolomeu, Almada /
CABO ESPICHEL (3) – rebocador portuário e costeiro / imo 7305930/ 28,22m/ 194tb/ 2xdiesel Mak3M282/ tipo Voith Schneider Propeller (VSP)/ 2.500hp/ 12,5nós/ tracção 28 tons; /1973 entregue pela estaleiro Soc. Argibay de Construções Navais Lda, Alverca, à AGPL – Administração Geral do Porto de Lisboa, Lisboa, que o empregou no serviço de assistencia às manobras de navios e salvamento marítimo; 1987 APL – Administração do Porto de Lisboa, Lisboa; 1989 amarrou para venda; 1990 MARSEILLAIS 8, Cie. Chambom Soc. Generale de Remorquage et de Travaux Maritimes; Marseilles; 1990 SAINT LOUISIEN, ARPEC-Sté. d’Armement et de Peche, Saint Louis du Rhone; 2001 BOULENNAIS, Boulenaise de Remorquage, Boulogne-sur-Mer; 2013 continua no serviço efectivo no porto de Boulogne-sur-Mer.
Estes dois rebocadores entre 1976 e o inicio dos anos 80 faziam serviço,
esporadicamente no porto de Leixões, fretados pela APDL, na assistência às
manobras dos grandes navios-tanques que utilizavam o respectivo terminal maritimo
petrolífero.
Fontes: Miramar Ship Index, Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro
ATENÇÃO:
Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste
blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s),
o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a
continuação da(s) mesma(s)neste Blogue, o que muito se agradece.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.
ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on this Blog, which will be very much appreciated.
Sem comentários:
Enviar um comentário