O MONTE DA LUZ demandando a barra do Douro em 03/08/1994 / Rui Amaro /.
O MONTE DA LUZ, da empresa Rebonave em fabricos no estaleiro da Setenave em 1998
O MONTE DA LUZ da empresa Rebonave em provas de mar ao largo do Cabo Espichel em 1998
O SAFADO em manobras junto do cais da Rocha, vendo-se ao fundo o rebocador PORTEL, da Rebosado, fretado à Svitzer, e ainda o navio escola Dinamarquês DANMARK, 09/1913
MONTE
DA LUZ, imo 7004732/ 25,78m/ 122,67tb/ 12,97tl/ calado 2,27m/ 2x
Deutz SBA 8M528/ 2xVoith Schneider 20E/ esforço de tracção 14tons; 12/1969
entregue pelo estaleiro Argibay – Sociedade Construcções
Navais e Mecânicas, Alverca do Ribatejo, à APDL – Administração dos Portos do
Douro e Leixões; 29/01/1975, o MONTE DA LUZ que com outros rebocadores da APDL auxiliava
as manobras de atracação do malogrado petroleiro Dinamarquês JAKOB MAERSK ao
posto A do terminal de petroleiros do porto de Leixões, o qual se incendiou e
se perdeu, arriscando conseguiu salvar os 2 pilotos da barra e 17 tripulantes,
que sobreviveram à enorme tragédia; 1998 MONTE DA LUZ, Rebonave – Reboques e
Assistência Naval SA, Setúbal; 2011 SAFADO, Lutamar – Prestação de Serviços à
Navegação, Lda, Setúbal; 2011 SAFADO, Empresa Resistência, Lisboa, Grupo
Lutamar; 12/2013 em serviço activo no porto de Lisboa. Rebocadores gémeos:
MONTE DA LAPA e MONTE XISTO.
Em minha
opinião este trio de rebocadores portuários muito funcionais são dos mais
elegantes que alguma vez já vi.
Fontes:
Miramar Ship Index, Nuno Bartolomeu, de Almada.
Fotos de autor desconhecido,
amavelmente transmitidas por Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro
ATTENTION.
If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos
posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but
will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the
continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much
appreciated.
ATENÇÃO: Se houver alguém que se
ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de
imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo
rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em
NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
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