quinta-feira, 4 de junho de 2009

O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES (Página de Apresentação)


Bandeiras relacionadas com a pilotagem


G (Golf) - Preciso de um piloto da barra.

Bandeira das extintas corporações de pilotos da barra de Portugal.

H (Hotel) - Tenho piloto da barra a bordo.


Lanço este Blogue, sob o título O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES, como homenagem aos antigos pilotos da barra e seu pessoal eventual ou assalariado, nomeadamente a meu saudoso pai, o piloto prático José Fernandes Amaro Júnior, 1926/57, que me legou uma série compilada de narrativas escritas e verbais, que aqui serão divulgadas, e que servirão de subsídios para a história da pilotagem do Douro e Leixões, particularmente da CORPORAÇÃO DE PILOTOS DA BARRA DO DOURO E PORTO ARTIFICIAL DE LEIXÕES não esquecendo aqueles desditosos pilotos e seus auxiliares que perderam a vida em serviço, fosse na barra ou na costa ou mesmo a bordo. A minha homenagem também é dirigida aos pilotos da barra possuidores de novas tecnologias de pilotagem portuária sempre em evolução, aos quais desde já saúdo.

Além da descrição dos episódios de muitos acidentes, naufrágios, manobras, cheias, procelas, etc., acrescentarei também aqueles presenciados por mim e também o historial das várias embarcações envolvidas.


OBS - ver blogue O PILOTO PRÁTICO DO DOURO E LEIXÕES


RUI AMARO


3 comentários:

RAMIRO ANDRADE - O PROVOCADOR disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luis Daniel Vale disse...

Venham de lá essas histórias!
Um abraço

reimar disse...

Olá Rui,

Apesar de muito atarefado, dou as boas vindas ao blog, antecipando um excelente trabalho de divulgação relativa à nobre arte de pilotar.
Tivemos certamente amigos comuns, infelizmente já desaparecidos. A todos eles, corporativistas, sem excepção, a sentida justiça desta tua homenagem.

Um grande abraço, Reimar