quinta-feira, 1 de abril de 2010

GRAÇAS A UM MERGULHADOR SAFOU-SE O ARRASTÃO COSTEIRO “SILVA FERNANDES” QUE ENCALHARA NA COSTA DA CAPARICA EM 1969

O arrastão costeiro SILVA FERNANDES encalhado no areal da praia da Bela Vista


Lisboa 18/01/1969 – Ao regressar, ontem, ao Tejo, de onde saíra, dois dias antes, para a faina da pesca, o arrastão da costa SILVA FERNANDES, da Sociedade Silva & Fernandes, Lda., encalhou na praia da Bela Vista, entre a Costa da Caparica e a Fonte da Telha, ficando completamente em seco no areal. As causas do sinistro foram duplas, denso nevoeiro e avaria no radar.

Em socorro do SILVA FERNANDES, cuja tripulação não correu perigo, seguiram o salvadego PRAIA DA ADRAGA, da Sociedade Geral, e os arrastões costeiros COMANDANTE DAVID DE CARVALHO, da Empresa de Pesca Alarriba, e NAIR, da Sociedade de Pesca Miradouro.

Nos trabalhos de salvamento, tentados à tarde, na maré cheia, tomaram parte os Bombeiros Voluntários de Cacilhas, Almada, Trafaria e Paço de Arcos, equipados com material de socorros a náufragos.


O arrastão costeiro COMANDANTE DAVID DE CARVALHO, que tomou parte nas operações de salvamento, visto aqui no dia do lançamento à água na Gafanha da Nazaré.


Um mergulhador dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas conseguiu libertar a hélice da embarcação, de um cabo que a paralisava, o que permitiu também, pouco depois, às 15h00, terem-se coroado de êxito as tentativas de salvamento.

O PRAIA DA ADRAGA havia chegado ao local às 15h20, mas os seus serviços foram dispensados, pois o arrastão SILVA FERNANDES já tinha recebido reboque do COMANDANTE DAVID DE CARVALHO e do NAIR que o conseguiram safar do areal, também com a ajuda dos seus próprios meios.

Fonte e imagem do matutino JORNAL DE NOTICIAS.

Rui Amaro

4 comentários:

José Castro disse...

Páscoa feliz e continuação de bons "posts"...
José Castro

Rui Amaro disse...

Caro José Castro
Votos de Páscoa Feliz para si e seus familiares e também a continuação de excelentes "postagens".
Rui Amaro

Luis Filipe Morazzo disse...

Infelizmente veio a perder-se 5 anos mais tarde em 1974.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

Anónimo disse...

Olá Sr. Rui pergunto se o COMANDANTE DAVID DE CARVALHO lançado à água na Gafanha da Nazaré não viria a ser mais tarde um barco da pesca artesanal em águas Marroquinas com o nome de "David José" tenho uma foto na minha galeria no site Olhares em Miguel Sesimbra e na galeria "Frota de Sesimbra que pescava em Marrocos" se não é o mesmo navio é irmão.

Miguel Sesimbra