O TRITÃO fundeado junto do cais do Marégrafo, Cantareira, procedendo ao embargue de passageiros em dia de greve da Carris, por volta de 1920, vendo a proa do ÀGUIA / foto de autor desconhecido - colecção F. Cabral, Porto /-
O TRITÃO prestando assistência ao paquete ANGOLA na sua viagem inaugural em 1948 / Flama /.
O TRITÃO amarrado no Caneiro da Ínsua no "laid up" em 1958 / F. Cabral, Porto /.
O rebocador a vapor TRITÃO (1), id 51751/ nº oficial
P2646/ cff 33,5m/ boca 06,15m/ pontal 3,04m/ 156tb/ 57tl/ maquina North East
Marine Engeenering Co., Newcastle/ T3 cyl, (11,5-18,5-30x18 ins) 80nhp/ 2
hélices/ __kn/ casco de ferro; 1888 entregue pelo estaleiro W. Dobson &
Co.,Walker-on-Tyne, ao governo Português, e atribuído ao serviço dos
portos do Douro e Leixões; Com a constituição por decreto de 29/10/1891 da
Junta de Administração das Obras de Melhoramento da Barra do Douro, o TRITÃO,
outras embarcações de apoio e mais material foram entregues à referida Junta,
podendo o rebocador ser empregado no serviço Aduaneiro ou da Capitania,
mediante prévia requisição pela respectiva entidade do Chefe do Departamento
Marítimo do Norte. Foi mais tarde integrado na Junta Autónoma das Instalações
Marítimas do Porto (Douro/Leixões) e, mais tarde na sucessora, a APDL - Administração dos Portos do Douro e Leixões.
As funções atribuídas ao rebocador TRITÃO
eram as mais variadas, como o demonstra o seguinte quadro respeitante ao ano de
1921:
Reboque de fragatas Douro/Leixões e
vice-versa – 50
Reboque de navios de vela no Douro/Leixões –
25
Condução no mar de barcaças com entulho da
Fábrica do Gás (Lugar do Ouro) – 63
Reboques do Douro para o mar – 8
Reboques no porto comercial do Douro – 5
Reboques de Leixões para o mar – 4
Assistência a navios no porto de Viana do
Castelo – 1
Assistência a embarcações em dificuldades – 2
Para poder
assistir a embarcações em perigo e com maior facilidade poder acorrer ao local,
ou para realizar serviços de pilotagem, em ocasiões de mau tempo, devido às
embarcações dos pilotos, ficarem impedidas de se fazerem ao mar, costumava
mudar de fundeadouro para Leixões na quadra invernosa.
Por ser por
vezes utilizado no serviço de passageiros, em 07/1909 foi fixada a sua lotação
em 234 pessoas no serviço fluvial e 130 em viagens por mar.
Em 07/1911
como em outras ocasiões de greves da Carris, o TRITÃO, assim como o rebocador
de pás ÁGUIA da firma J. H. Andressen participaram no transporte de passageiros
no percurso Ribeira, Cantareira, Leixões e volta.
Prestou
assistência a embarcações em dificuldades no mar, na costa e em portos da zona
norte, onde quer que fosse chamado, e como tal aquando do naufrágio do paquete
VERONESE, conduziu a reboque as lanchas salva-vidas RIO DOURO e CEGO DO MAIO
para o local do sinistro, e prestando-lhes o devido apoio.
Nos últimos
anos, e com o funcionamento da nova doca nº 1, foi transferido para o porto de
Leixões, operando juntamente com o rebocador MIRA, também da autoridade
portuária daquele porto.
1958 com a
vinda dos novos rebocadores adquiridos pela APDL – Administração dos Portos do
Douro e Leixões, foi determinada a sua venda, entrando em “laid up” amarrado no
caneiro da Insua, lugar do Ouro.
Ao primeiro concurso não apareceram licitantes, pelo que foi aberto em 05/1959 novo concurso. Desta vez aparecerem interessados na compra do velho e prestante rebocador, com perto de 70 anos de serviço, e pouco depois procedeu-se ao trabalho de demolição, que consta que foi realizado na praia do molhe norte do porto de Leixões, junto ao porto de serviço.
Ao primeiro concurso não apareceram licitantes, pelo que foi aberto em 05/1959 novo concurso. Desta vez aparecerem interessados na compra do velho e prestante rebocador, com perto de 70 anos de serviço, e pouco depois procedeu-se ao trabalho de demolição, que consta que foi realizado na praia do molhe norte do porto de Leixões, junto ao porto de serviço.
Fontes; Tyne
Tugs & Tug Builders; F, Cabral.
Rui Amaro
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