sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

REBOCADORES GÉMEOS “MONTE SÃO BRÁS” E “MONTE DO LEÇA”

O MONTE SÃO BRÁS à sua chegada ao porto de Leixões vindo da Belgica em 23/03/1970 / O Comércio do Porto /

O MONTE SÃO BRÁS no porto de Leixões em 1988 / foto de origem desconhecida transmitida amavelmente por Nuno Bartolomeu, de Almada /.

Os rebocadores MONTE SÃO BRÁS e MONTE XISTO ostentando as cores da Empresa Tinita, atracados ao cais comercial do porto de Viana do Castelo em 12/2009 / Rui Amaro /. 

O MONTE DO LEÇA demandando a barra da Figueira da Foz / a foto é de autoria do Sr. João Viana, a quem solicito autorização de a  mesma  continuar postada neste blogue, o que desde já muito agradeço /

23/03/1970 – Entrou no porto de Leixões, procedente da Bélgica, mais propriamente dos estaleiros Scheepswerven St. Pieter, Hemkisen, um novo rebocador de alto mar encomendado pela APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, que tem o nome de MONTE SÃO BRÁS, o qual após as cerimónias inaugurais, passou a exercer as funções para que foi construído, assistência à navegação no porto do Douro/Leixões e em alto-mar, ainda esta semana, possivelmente.
Está prevista para a primeira quinzena do primeiro mês de Abril, a chegada de outro rebocador construído pelo mesmo estaleiro, precisamente com as mesmas características e que se denominará MONTE DO LEÇA.

MONTE SÃO BRÁS – imo 7014505/ cff34,50m/ boca 09,65m/ pontal 3,75m/ tb 296,31/ tl 84,90/ calado 14,5pés/ 2xpropulsores Voith Schneider 1.400hp cada/ 12nós/ 30 tons tracção/ 2 lemes/ 1 cabrestante/ 1 radar/ 1 sonda/ 1 VHF/ 2 canhões de água/ 2 lança-cabos; 20__ MONTE SÃO BRÁS, Tinita – Transportes e Reboques Marítimos SA. Viana do Castelo; 01/2014 continua a operar no porto de Viana do Castelo.
MONTE DO LEÇA – imo 7014517/ cff34,50m/ boca 09,65m/ pontal 3,75m/ tb 296,31/ tl 84,90/ calado 14,5pés/ 2xpropulsores Voith Schneider 1.400hp cada/ 12nós/ 30 tons tracção/ 2 lemes/ 1 cabrestante/ 1 radar/ 1 sonda/ 1 VHF/ 2 canhões de água/ 2 lança-cabos; 01/2014 continua no serviço activo, embora eventualmente preste serviço nos portos de Aveiro e Figueira da Foz.

Aquando dos naufrágios dos navios panamiano OWENDUV em 1972 e do cipriota TENORGA em 1978, e outras ocorrências graves, o certo é que um desses dois rebocadores gémeos saíram pelo porto de Leixões fora, não olhando ao perigo, debaixo de mar de quase autentico ciclone, enfrentando enormíssimas voltas de mar, infelizmente não foram bem sucedidos no encontro de sobreviventes, pois com o negro da noite, mesmo com os holofotes ligados, era-lhes difícil encontrar náufragos no meio daquele turbilhão de mar desfeito. No caso do TENORGA, diante do Castelo do Queijo, foi o mestre Mário que estava entre molhes num dos rebocadores pequenos para dar assistência ao desditoso navio, e quando deu fé que o navio se estava a afundar, foi de imediato pegar no MONTE DO LEÇA, e fez-se ao mar sem olhar ao perigo, confiando nas possibilidades, neste caso do seu rebocador de alto-mar.
Fontes: Imprensa diária; Miramar Ship Index, Nuno Bartolomeu, de Almada.
Rui Amaro

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.

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