domingo, 2 de fevereiro de 2014

REBOCADOR PORTUGUÊS “NAUTICUS”, EX “MARS 2º, EX MARS

O rebocador MARS / autor desconhecido - colecção F. Cabral /

O rebocador MARS 2º prestando assistencia a um paquete da Norseutscher LLoyd, Bremen, avos 20 / autor desconhecido - colecção F. Cabral /

 Rebocador NAUTICUS no rio Tejo, finais anos 40 /autor desconhecido - colecção F. Cabral //

 Rebocador NAUTICUS no rio Tejo, finais anos 40 /autor desconhecido - colecção F. Cabral //

Rebocador NAUTICUS, após remodelação, inicio anos 50 //autor desconhecido - colecção F. Cabral //

Rebocador a fogo português NAUTICUS/ imo?; 31,88m/ 114gt/ 10nós/ casco de aço, 09/1909, entregue por Scott & Sons (Bowling), Glasgow, como MARS para The Booth Steamship Co., Ltd. (Booth Line), Liverpool, para assistência aos seus navios no porto de Leixões, que tomou o lugar do desventurado rebocador MARS, de 1906, perdido no rio Douro na grande cheia de 1909, e para rebocagem dos batelões da casa Garland, Laidley do serviço “feeder” Douro/Leixões/Douro e assistência a navios de outras agências; 1912 MARS 2 º, transferido para a Empresa de Transportes Fluviais e Marítimos, Lda., gestores Garland, Laidley & Co., Ltd., Porto, agentes da Booth Line no Porto/Leixões, bandeira portuguesa; 1942 NAUTICUS, Companhia Colonial de Navegação, Lisboa, que empregou no tráfego fluvial do estuário do Tejo e serviço costeiro, juntamente com o OCEANIA, rebocando entre Lisboa e Douro os batelões “feeders” MASSAMÁ, OTA, RESTELO, JAMOR e NAZARÉ, a ex nau PORTUGAL, também da Companhia Colonial de Navegação; 1947 NAUTICUS, já modernizado, foi juntamente com OCEANIA e PRINCIPE prestar serviço algures em portos dos territórios portugueses de África, talvez em Angola, mas parece que regressaram a Lisboa anos depois. História subsequente não encontrada.
Fontes: Booth Line, Garland, Laidley & Co, Ltd, F. Cabral, Porto.
Rui Amaro

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