O rebocador MARS / autor desconhecido - colecção F. Cabral /
O rebocador MARS 2º prestando assistencia a um paquete da Norseutscher LLoyd, Bremen, avos 20 / autor desconhecido - colecção F. Cabral /
Rebocador NAUTICUS no rio Tejo, finais anos 40 /autor desconhecido - colecção F. Cabral //
Rebocador NAUTICUS no rio Tejo, finais anos 40 /autor desconhecido - colecção F. Cabral //
Rebocador NAUTICUS, após remodelação, inicio anos 50 //autor desconhecido - colecção F. Cabral //
Rebocador a fogo português NAUTICUS/ imo?; 31,88m/ 114gt/
10nós/ casco de aço, 09/1909, entregue por Scott & Sons (Bowling), Glasgow,
como MARS para The Booth Steamship Co., Ltd. (Booth Line), Liverpool, para
assistência aos seus navios no porto de Leixões, que tomou o lugar do desventurado
rebocador MARS, de 1906, perdido no rio Douro na grande cheia de 1909, e para
rebocagem dos batelões da casa Garland, Laidley do serviço “feeder”
Douro/Leixões/Douro e assistência a navios de outras agências; 1912 MARS 2 º,
transferido para a Empresa de Transportes Fluviais e Marítimos, Lda., gestores
Garland, Laidley & Co., Ltd., Porto, agentes da Booth Line no Porto/Leixões,
bandeira portuguesa; 1942 NAUTICUS, Companhia Colonial de Navegação, Lisboa,
que empregou no tráfego fluvial do estuário do Tejo e serviço costeiro,
juntamente com o OCEANIA, rebocando entre Lisboa e Douro os batelões “feeders”
MASSAMÁ, OTA, RESTELO, JAMOR e NAZARÉ, a ex nau PORTUGAL, também da Companhia
Colonial de Navegação; 1947 NAUTICUS, já modernizado, foi juntamente com
OCEANIA e PRINCIPE prestar serviço algures em portos dos territórios
portugueses de África, talvez em Angola, mas parece que regressaram a Lisboa
anos depois. História subsequente não encontrada.
Fontes: Booth
Line, Garland, Laidley & Co, Ltd, F. Cabral, Porto.
Rui Amaro
ATTENTION. If there is anyone who
thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should
contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I
appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on
NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.
ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache
com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de
imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo
rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em
NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.
Sem comentários:
Enviar um comentário