O SOURE na sua forma primitiva navegando no estuário do Tejo em 1968
O SOURE prolongado ao batelão GAIVOTA, com o rebocador a vapor ESTORIL junto da doca da Rocha pela popa, e no meio do rio Tejo o FOZ DO LIMA e o ÁTOMO no dia festivo da inauguração da então Ponte Salazar, 06(08/1966..
O SOURE em pleno estuário do Tejo em 1971, após a reconstrução.
Doca da Rocha, 1971, Um bloco para alongamento de um navio é conduxido pelos rebocadores SOURE a bombordo r o SERRA DA ARRÁBIDA a estibordo.
Doca da Rocha, 1971, Um bloco para alongamento de um navio é conduxido pelos rebocadores SOURE a bombordo r o SERRA DA ARRÁBIDA a estibordo.
O SOURE junto do estaleiro da Venemar, em Amora, junto dum arratão à espera de ser varado em 2005
O SOURE varado juntamente com um arrastão, junto do estaleiro da Venemar, em Amora em 2009.
Este rebocador de nome SOURE (2) não tem corresondencia com o anterior SOURE (1), possivelmente foi reconstruido de um outro rebocador, após o abate do primeiro. desconheço o armador.
Rebocador
SOURE, imo??/ nº oficial G-401/ cff 27,35m/ cpp 25,20m/ pontal 02,36m/ 85,41tb/
1xdiesel 440bhp/ 13nós; tripulação: 4 no rio e 9 na costa; 1941 entregue pelos
Estaleiros da Companhia União Fabril, Rocha, Lisboa, â associada Sociedade
Geral de Comércio, Industria e Transportes, Lisboa, que o empregou no serviço
fluvial do estuário do Tejo, na rebocagem de batelões e na assistência às
manobras de navios do seu armador e de outras empresas; Final da década de 50
realizou algumas viagens de Setúbal ou Alverca para o Douro, conduzindo os
batelões GIBRALTINA e COSTA NOVA, da Sofamar, Lisboa; 1957 conduziu para Lisboa
batelões com carga salva do paquete inglês HILDEBRAND perdido no lugar de
Oitavos, um pouco a norte do cabo Raso; 1970 reconstruido pelos Estaleiros da
Companhia União Fabril, Rocha, Lisboa, tendo sido instalado um novo motor de
600bhp/ 11,5nós; 1971 SOURE, Navegação Fluvial e Costeira de Júlio da Cruz
& Rui da Cruz., Lda., Lisboa; 1988 por falência do armador entrou em “laid
up”; 07/2011 encontrava-se encalhado em estado bastante degradante junto do
estaleiro da Venemar, Amora; 2012 foi desmantelado para sucata no referido
estaleiro.
Mais tarde surgiu no porto de Lisba um rebocador reconstruido, também de nome
SOURE, que nada tinha a ver com o velho SOURE. Gemeo CABO DE SINES, da AGPL, construído
pelos estaleiros da Rocha em 1938.
Fontes:
Nuno Bartolomeu, Almada.
Imagens
de origem desconhecidas e gentilmente transmitidas por Nuno Bartolomeu, Almada.
Rui
Amaro
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contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I
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NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.
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