sábado, 1 de fevereiro de 2014

REBOCADOR “SOURE”(1)

 O SOURE na sua forma primitiva navegando no estuário do Tejo em 1968 

O SOURE prolongado ao batelão GAIVOTA, com o rebocador a vapor ESTORIL junto da doca da Rocha pela popa, e no meio do rio Tejo o FOZ DO LIMA e o ÁTOMO no dia festivo da inauguração da então Ponte Salazar, 06(08/1966..

O SOURE em pleno estuário do Tejo em 1971, após a reconstrução.


Doca da Rocha, 1971,  Um bloco para alongamento de um navio é conduxido pelos rebocadores SOURE a bombordo r o SERRA DA ARRÁBIDA a estibordo. 

O SOURE junto do estaleiro da Venemar, em Amora, junto dum arratão à espera de ser varado em 2005

O SOURE varado juntamente com um arrastão, junto do estaleiro da Venemar, em Amora em 2009.

Este rebocador de nome SOURE (2) não tem corresondencia com o anterior SOURE (1), possivelmente foi reconstruido de um outro rebocador, após o abate do primeiro.  desconheço o armador.

Rebocador SOURE, imo??/ nº oficial G-401/ cff 27,35m/ cpp 25,20m/ pontal 02,36m/ 85,41tb/ 1xdiesel 440bhp/ 13nós; tripulação: 4 no rio e 9 na costa; 1941 entregue pelos Estaleiros da Companhia União Fabril, Rocha, Lisboa, â associada Sociedade Geral de Comércio, Industria e Transportes, Lisboa, que o empregou no serviço fluvial do estuário do Tejo, na rebocagem de batelões e na assistência às manobras de navios do seu armador e de outras empresas; Final da década de 50 realizou algumas viagens de Setúbal ou Alverca para o Douro, conduzindo os batelões GIBRALTINA e COSTA NOVA, da Sofamar, Lisboa; 1957 conduziu para Lisboa batelões com carga salva do paquete inglês HILDEBRAND perdido no lugar de Oitavos, um pouco a norte do cabo Raso; 1970 reconstruido pelos Estaleiros da Companhia União Fabril, Rocha, Lisboa, tendo sido instalado um novo motor de 600bhp/ 11,5nós; 1971 SOURE, Navegação Fluvial e Costeira de Júlio da Cruz & Rui da Cruz., Lda., Lisboa; 1988 por falência do armador entrou em “laid up”; 07/2011 encontrava-se encalhado em estado bastante degradante junto do estaleiro da Venemar, Amora; 2012 foi desmantelado para sucata no referido estaleiro.
Mais tarde surgiu no porto de Lisba um rebocador reconstruido, também de nome SOURE, que nada tinha a ver com o velho SOURE. Gemeo CABO DE SINES, da AGPL, construído pelos estaleiros da Rocha em 1938.  
Fontes: Nuno Bartolomeu, Almada.
Imagens de origem desconhecidas e gentilmente transmitidas por Nuno Bartolomeu, Almada.
Rui Amaro

ATTENTION. If there is anyone who thinks they have “copyrights” of any images/photos posted on this blog, should contact me immediately, in order I remove them, but will be sadness. However I appeal for your comprehension and authorizing the continuation of the same on NAVIOS Á VISTA, which will be very much appreciated.

ATENÇÃO: Se houver alguém que se ache com direitos sobre as imagens postadas neste blogue, deve-o comunicar de imediato. a fim da(s) mesma(s) ser(em) retirada(s), o que será uma pena, contudo rogo a sua compreensão e autorização para a continuação da(s) mesma(s) em NAVIOS Á VISTA, o que muito se agradece.

Sem comentários: